Olá, tudo bem? Para consultar seu pedido de Auxílio-doença feito pela Justiça federal, primeiramente é necessário possuir cadastro no portal do MEU INSS.
Para acessar o portal, você pode baixar o aplicativo MEU INSS, ou digitar na pesquisa GOOGLE “MEU INSS” e clicar na primeira opção, conforme imagem abaixo:
Para consultar seu auxílio-doença, você precisa criar seu cadastro no site do MEU INSS.
Após clicar no botão acima de acesso ao portal, você será direcionado para a página de login. Clique em cadastrar senha.
Caso já tenha realizado cadastro em outro momento, basta clicar em ENTRAR, colocar CPF e senha.
Ao realizar teu acesso, irá abrir sua base de dados no PORTAL MEU INSS, onde você poderá ter acesso a seus dados previdenciários, como contribuições realizadas, e até mesmo simular sua aposentadoria, conforme mostrado abaixo:
Não importa se você fez um pedido de auxílio doença pelo INSS ou pela Justiça federal. A maneira de pesquisar seu benefício e a data de pagamento é a mesma, sempre será pelo site do INSS!
Se você recebeu uma cartinha/e-mail do INSS, ou informação de seu advogado dizendo que seu benefício está ativo, significa que ele foi DEFERIDO.
Caso ainda não tenha sido notificado pelo INSS ou advogado, você irá encontrar essa informação na opção Agendamentos/solicitações.
Para verificar as informações sobre seu benefício, após logar no portal MEU INSS, você deverá clicar na opção extrato de pagamento, conforme imagem:
Caso não localize essa opção, você poderá escrever na caixa de pesquisa o serviço desejado, que irá aparecer para você.
Ao clicar em Extrato de Pagamento, irá aparecer o valor que receberá e a data de pagamento do benefício conforme imagem abaixo:
Uma dica muito importante é clicar nas datas e sempre colocar para pesquisar desde o início do ano, pois o INSS sempre coloca os atrasados junto, mas não aparece sempre.
Quando ajusta o período, às vezes podem aparecer mais valores conforme demonstrado abaixo:
Pronto, agora já sabe o dia de pagamento e o valor que irá receber.
Uma questão muito importante, é que você não poderá receber em qualquer banco, porém o mesmo será determinado pelo INSS.
Para consultar qual banco irá receber o benefício, você deve continuar em EXTRATO DE PAGAMENTO e no canto inferior direito, tem a opção BAIXAR PDF.
Esse arquivo, irá conter outras informações essenciais, como o tipo de benefício que está recebendo, a data que irá cessar seu benefício, e o banco onde será feito o pagamento de seu benefício.
Pronto, agora você já sabe como fazer para consultar as informações sobre pagamento de seu benefício.
Muitas vezes o INSS não coloca a informação completa e o beneficiário tem que ir atrás da complementação, e muitas vezes até ligar na central 135 para obtê-la.
Para facilitar sua vida, caso o endereço do banco não esteja completo e surjam dúvidas, no portal do INSS você poderá ir na opção CARTA DE CONCESSÃO.
Caso já tenha recebido algum outro benefício do INSS, eles irão constar nessa alternativa, mas você deverá clicar na que está ativa, que é referente ao benefício que deseja receber.
Irá abrir um arquivo em PDF constando os dados do pagamento de seu benefício e as informações de concessão dele, além de ter o endereço completo do banco em que deverá ir receber seu pagamento.
Pronto, agora fica mais fácil você obter suas informações sem precisar ficar ligando no 135.
Caso o seu benefício tenha sido negado e você está em dúvidas por qual motivo isso ocorreu, entre em contato através do botão abaixo que nós podemos lhe ajudar.