O auxílio-doença (auxílio por incapacidade temporária) por hérnia de disco é possível sim. Porém, você precisa ter atenção a outras questões relacionadas a sua doença para conseguir acesso ao benefício do INSS.
Neste artigo vamos tratar de maneira simples e objetiva como é possível conseguir o auxílio-doença por hérnia de disco, essa doença que afeta boa parte da população e que também é uma das maiores causadoras do afastamento do trabalho.
Trabalhar com dor é algo muito chato, não é mesmo? Ainda mais quando essa dor desencadeia outros sintomas como dormência, fraqueza muscular, dentre outros.
Mas então, como você, trabalhador segurado do INSS, deve proceder para conseguir acesso ao auxílio-doença para realizar tratamento e melhorar sua condição?
Bem, o primeiro critério a ser observado é você possuir a qualidade de segurado e carência mínima para requerer o auxílio-doença por hérnia de disco.
A carência para o auxílio-doença hoje é de 12 meses. Ou seja, você deve possuir pelo menos 12 meses de contribuição previdenciária antes de ser incapacitado ao trabalho pela doença para ter direito a este benefício.
O segundo critério é você estar incapaz para desempenhar suas atividades no trabalho.
Muitas pessoas acreditam que apenas possuir a hérnia de disco já lhes garantem acesso ao auxílio-doença, porém a legislação deixa bem claro que é a incapacidade para o trabalho que garante acesso a este benefício.
Se você não consegue trabalhar por conta da hérnia de disco, está sentindo muitas dores, e sente que sua condição de saúde está piorando, o primeiro passo é procurar o seu médico.
Durante a consulta informe ao seu médico a sua profissão e peça que ele avalie sua hérnia de disco em relação às suas atividades habituais de trabalho. Peça que o mesmo detalhe bem o grau da sua doença e o risco do agravamento da mesma caso você não se afaste para realizar tratamento médico.
É de suma importância que ele determine o prazo do seu tratamento e recuperação, para que a partir desta informação os peritos do INSS possam estabelecer o seu tempo de afastamento em benefício.
Após cumpridos os critérios acima mencionados, você precisará reunir e organizar toda a documentação médica relacionada à sua hérnia de disco.
Dica importante: Organize esta documentação em ordem cronológica, ou seja, de acordo com as datas de realização das consultas, exames e procedimentos médicos realizados.
Isso facilita o trabalho do perito no dia da perícia médica no INSS.
Para a hérnia de disco você poderá apresentar os seguintes documentos para comprovação da sua incapacidade:
Infelizmente mesmo fazendo o processo administrativo seguindo todos os critérios e apresentando toda documentação, ainda existe a possibilidade do INSS negar o seu benefício.
Se este for o seu caso, nós possuímos uma consultoria sem custo para avaliar a sua situação e determinar o melhor caminho para você conseguir acesso ao auxílio-doença.
Para ser atendido você deve preencher nosso formulário onde coletamos informações de grande relevância para agilizar o atendimento e a resolução do seu problema. Clique no botão abaixo para acessar a nossa página de pré-atendimento com o nosso formulário.
Bom, espero que nosso artigo tenha lhe ajudado, que você consiga seu auxílio-doença e que também recupere sua saúde!
Qualquer outra dúvida você poderá deixar nos comentários abaixo. Forte abraço!